Flash de Notícias
Após abrir caixão, viúva diz que corpo do marido foi trocado antes de enterro
Familiares e amigos estranharam peso e tamanho de caixão.
Delegado afirmou que pedirá laudo para tentar identificar corpo.
Menu Principal
Início
Artigos
Anatomia
Normas Odontologia
Flash de Notícias
Links
Contato
Contacto
Procurar
Painel em PDF
Advertisement
Dados Gerais
OS: Linux b
PHP: 5.3.3
MySQL: 5.1.73
Hora: 01:11
Caching: Disabled
GZIP: Disabled
Membros: 4
Notícias: 133
Links: 60

Elementos dentários 17 e 27 - características gerais PDF Imprimir E-mail
Por Gilberto Paiva de Carvalho   
Segundo molar superior
Os segundos molares assemelham-se aos primeiros molares. No entanto, suas dimensões são diversas daqueles. As características das faces destes elementos dentários seguem praticamente todas os sinais apresentados pelos primeiros molares, excetuando-se pontos específicos.
Faces: Vestibular - Lingual - Mesial e Distal - Oclusal - Raiz





     O trapézio é a forma geométrica a qual assemelha-se o primeiro molar superior com seu lado vestibular sendo a base maior e inferior do trapézio. Demais características semelhantes ao primeiro molar superior: convexa em todos os sentidos, suas cúspides estão separadas pela passagem de um sulco oclusal o qual, diferentemente do seu antecessor, poucas vezes  termina nesta face descrevendo uma fóssula triangular (fóssula vestibular). A porção mesial é mais alta e alcança maior altura. As bordas proximais são arredondadas, convergentes para a raiz, com seus lados proximais, mesial e distal, apresentando uma ligeira concavidade na cervical e convexidade em toda sua extensão, respectivamente.


Face vestibular


Face lingual



   Apresentando, também, um aspecto trapezoidal. Não se encontra o tubérculo de Carabelli localizado na união das faces lingual e mesial. A face lingual apresenta seus lados proximais com maior convergências que na vestibular. Apresenta um sulco lingual discreto. A borda cervical, bem mais curta que a oclusal, é curva e de concavidade voltada para a raiz. A borda oclusal apresenta um segmento distal nitidamente menor que o mesial.





     Suas características delineam os mesmos sinais presentes no primeiro molar superior, excetuando-se a presença do tubérculo de Carabelli.

Face mesial

Face distal




   Descreve formato trapezoidal irregular e por vezes apresenta formato triangular quando há ausência da cúspide disto-lingual, fato não raro. As cúspides, constantemente em número de quatro, são denominadas de: mésio-lingual, mésio-vestibular, disto-lingual e disto-vestibular.  O formato individual de uma cúspide é o de uma pirâmide de base quadrangular, com exceções. 
   A cúspide disto-lingual apresenta menor volume que as demais. Os sulcos apresentam-se semelhantes ao primeiro molar superior, verificando-se diferença na presença patente de um sulco unindo as fossetas central e dista, dividindo a pote de esmalte que conectaria as cúspides mésio-lingual e disto-vestibular. A forma diversa, sem a cúspide disto-lingual, define alteração no desenho dos sulcos, divergindo do formato em H, presente na figura abaixo, para formato em T.
   

Face oclusal


 

  Apresenta constantemente três raízes, duas vestibulares e uma palatina. Suas  dimensões quando comparadas com as raízes do primeiro molar são menores. As raízes vestibulares apresentam inclinação para a distal, sendo que há união destas em diversas oportunidades.




Referências Bibliográficas
DELLA SERRA, O.; FERREIRA, F.V.. Anatomia dental. São Paulo, Artes Médicas, 1970.
FIGUN, M. E., GARINO, R. R. Anatomia odontológica funcional e aplicada. 1ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LOGAN, B M; Reynolds, P. A.; HUTCHINGS, R. T. Atlas Colorido de Anatomia da Cabeça e Pescoço de McMinn. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2005.
MADEIRA, M. C. Anatomia da face: bases anatomofuncionais para a prática odontológica. 5ª ed. São Paulo: Sarvier, 2004.
MADEIRA, M. C. Anatomia do Dente.  3ª. ed. São Paulo: Sarvier, 2004.
PICOSSE, M. Anatomia dentária. São Paulo, Sarvier, 1983.
 
Imagens adaptadas <FIGUN, ME, GARINO, RR Anatomia odontológica funcional e aplicada. 30ed.> Panamericana, 1994.

Última Atualização ( 30 de abril de 2006 )
< Anterior   Próximo >
Usuários Online
Nós temos 5 visitantes online
Prontuários digitais
Slide Show Pict
Lady-Beetle.com
Copyright 2000 - 2005 Miro International Pty Ltd. All rights reserved.
Mambo é um Software Livre liberado sob a licença GNU/GPL.
Tradução e Suporte MamboBrasil.org