Flash de Notícias
A votação do projeto de lei 1140/03, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, está agendada para as 16h desta quarta-feira 27 de junho.


Menu Principal
Início
Artigos
Anatomia
Normas Odontologia
Flash de Notícias
Links
Contato
Contacto
Procurar
Painel em PDF
Advertisement
Dados Gerais
OS: Linux b
PHP: 5.3.3
MySQL: 5.1.73
Hora: 09:29
Caching: Disabled
GZIP: Disabled
Membros: 4
Notícias: 133
Links: 60

Elementos dentários 17 e 27 - características gerais PDF Imprimir E-mail
Por Gilberto Paiva de Carvalho   
Segundo molar superior
Os segundos molares assemelham-se aos primeiros molares. No entanto, suas dimensões são diversas daqueles. As características das faces destes elementos dentários seguem praticamente todas os sinais apresentados pelos primeiros molares, excetuando-se pontos específicos.
Faces: Vestibular - Lingual - Mesial e Distal - Oclusal - Raiz





     O trapézio é a forma geométrica a qual assemelha-se o primeiro molar superior com seu lado vestibular sendo a base maior e inferior do trapézio. Demais características semelhantes ao primeiro molar superior: convexa em todos os sentidos, suas cúspides estão separadas pela passagem de um sulco oclusal o qual, diferentemente do seu antecessor, poucas vezes  termina nesta face descrevendo uma fóssula triangular (fóssula vestibular). A porção mesial é mais alta e alcança maior altura. As bordas proximais são arredondadas, convergentes para a raiz, com seus lados proximais, mesial e distal, apresentando uma ligeira concavidade na cervical e convexidade em toda sua extensão, respectivamente.


Face vestibular


Face lingual



   Apresentando, também, um aspecto trapezoidal. Não se encontra o tubérculo de Carabelli localizado na união das faces lingual e mesial. A face lingual apresenta seus lados proximais com maior convergências que na vestibular. Apresenta um sulco lingual discreto. A borda cervical, bem mais curta que a oclusal, é curva e de concavidade voltada para a raiz. A borda oclusal apresenta um segmento distal nitidamente menor que o mesial.





     Suas características delineam os mesmos sinais presentes no primeiro molar superior, excetuando-se a presença do tubérculo de Carabelli.

Face mesial

Face distal




   Descreve formato trapezoidal irregular e por vezes apresenta formato triangular quando há ausência da cúspide disto-lingual, fato não raro. As cúspides, constantemente em número de quatro, são denominadas de: mésio-lingual, mésio-vestibular, disto-lingual e disto-vestibular.  O formato individual de uma cúspide é o de uma pirâmide de base quadrangular, com exceções. 
   A cúspide disto-lingual apresenta menor volume que as demais. Os sulcos apresentam-se semelhantes ao primeiro molar superior, verificando-se diferença na presença patente de um sulco unindo as fossetas central e dista, dividindo a pote de esmalte que conectaria as cúspides mésio-lingual e disto-vestibular. A forma diversa, sem a cúspide disto-lingual, define alteração no desenho dos sulcos, divergindo do formato em H, presente na figura abaixo, para formato em T.
   

Face oclusal


 

  Apresenta constantemente três raízes, duas vestibulares e uma palatina. Suas  dimensões quando comparadas com as raízes do primeiro molar são menores. As raízes vestibulares apresentam inclinação para a distal, sendo que há união destas em diversas oportunidades.




Referências Bibliográficas
DELLA SERRA, O.; FERREIRA, F.V.. Anatomia dental. São Paulo, Artes Médicas, 1970.
FIGUN, M. E., GARINO, R. R. Anatomia odontológica funcional e aplicada. 1ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LOGAN, B M; Reynolds, P. A.; HUTCHINGS, R. T. Atlas Colorido de Anatomia da Cabeça e Pescoço de McMinn. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2005.
MADEIRA, M. C. Anatomia da face: bases anatomofuncionais para a prática odontológica. 5ª ed. São Paulo: Sarvier, 2004.
MADEIRA, M. C. Anatomia do Dente.  3ª. ed. São Paulo: Sarvier, 2004.
PICOSSE, M. Anatomia dentária. São Paulo, Sarvier, 1983.
 
Imagens adaptadas <FIGUN, ME, GARINO, RR Anatomia odontológica funcional e aplicada. 30ed.> Panamericana, 1994.

Última Atualização ( 30 de abril de 2006 )
< Anterior   Próximo >
Usuários Online
Nós temos 3 visitantes online
Prontuários digitais
Slide Show Pict
Lady-Beetle.com
Copyright 2000 - 2005 Miro International Pty Ltd. All rights reserved.
Mambo é um Software Livre liberado sob a licença GNU/GPL.
Tradução e Suporte MamboBrasil.org